domingo, 15 de novembro de 2009

Exame Global de Saúde 5/6 anos

Exame Global de Saúde dos 5/6 anos




Entre os 5 e os 6 anos e os 11 e os 13 anos a criança deverá efectuar uma consulta integrada no esquema de vigilância, em que deverá ser efectuado o Exame Global de Saúde.

Os objectivos do Exame Global de Saúde são:

1. Avaliar o crescimento e desenvolvimento e registar, nos suportes próprios, nomeadamente no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, os dados antropométricos e outros do desenvolvimento físico, bem como parâmetros do desenvolvimento psicomotor, escolaridade e desenvolvimento psicossocial.

2. Estimular a opção por comportamentos saudáveis, entre os quais os relacionados com:
• A nutrição, adequada às diferentes idades e às necessidades individuais, prevenindo práticas alimentares desequilibradas;
• A prática regular de exercício físico, a vida ao ar livre e em ambientes despoluídos e a gestão do stress;
• A prevenção de consumos nocivos e a adopção de medidas de segurança, reduzindo assim o risco de acidentes.

3. Promover :
• O cumprimento do Programa Nacional de Vacinação;
• A suplementação vitamínica e mineral, nas idades e situações indicadas;
• A saúde oral;
• A prevenção de acidentes e intoxicações;
• A prevenção dos riscos decorrentes da exposição solar;
• A prevenção das perturbações da esfera psicoafectiva.

4. Detectar precocemente e encaminhar situações que possam afectar negativamente a vida ou a qualidade de vida da criança e do adolescente, como: malformações congénitas (doença luxante da anca, cardiopatias congénitas, testículo não descido), perturbações da visão, audição e linguagem, perturbações do desenvolvimento estaturoponderal e psicomotor, alterações neurológicas, alterações de comportamento e do foro psicoafectivo.

5. Prevenir, identificar e saber como abordar as doenças comuns nas várias idades, nomeadamente reforçando o papel dos pais e alertando para os sinais e sintomas que justificam o recurso aos diversos serviços de saúde.

6. Sinalizar e proporcionar apoio continuado às crianças com doença crónica/deficiência e às suas famílias, bem como promover a eficaz articulação com os vários intervenientes nos cuidados a estas crianças.

7. Assegurar a realização do aconselhamento genético, sempre que tal esteja indicado.

8. Identificar, apoiar e orientar as crianças e famílias vítimas de violência ou negligência , qualquer que seja o seu tipo.

9. Promover a auto-estima do adolescente e a sua progressiva responsabilização pelas escolhas relativas à saúde. Prevenir situações disruptivas ou de risco acrescido.

10. Apoiar e estimular a função parental e promover o bem-estar familiar.


O Centro de Saúde de Famalicão II - Extensão de Delães, cumprindo o Programa Nacional de Saúde Escolar, realiza todos os anos, os Exames Globais de Saúde às crianças com 5 anos que vão entrar para o 1º ano escolar no próximo ano lectivo.

Este ano de 2009 e início de 2010 estão a ser convocadas as crianças nascidas no ano de 2004, por telefonema ou Bilhete Postal. Será marcado um dia e uma hora para a criança comparecer no Centro de Saúde a fim de realizar o Exame Global de Saúde, com consulta de Enfermagem e consulta com o Médico de Família, e actualização do Plano Nacional de Vacinação com as vacinas dos 5/6 anos.